Cuidamos do seu Financeiro com muita Tecnologia, confira!

O que são KPIs e para que servem ?

Afinal, o que são KPIs e para que servem?

A sigla KPI vem do inglês Key Performance Indicator, ou seja, Indicador Chave de Performance. Na prática, ele serve para medir resultados e gerar insights no dia a dia da sua empresa. Existem diversos indicadores que podem servir de análise para o seu negócio, o importante é saber quais desses indicadores são importantes para a sua estratégia. 

Como escolher um bom KPI para a sua empresa? 

Primeiro, é necessário definir objetivos, ao analisar um KPI que não vai de acordo com eles, você vai analisar informações imprecisas. Para escolher um bom KPI você pode considerar alguns pontos: 

Tome cuidado para que a estratégia de mensuração do seu indicador esteja em andamento, caso contrário, não será possível fazer a mensuração de um KPI. 

Como já mencionado, o KPI precisa estar alinhado aos seus objetivos. Além disso, é preciso considerar e filtrar a importância de cada dado a ser mensurado, nem todos precisam ser considerados, tudo depende da sua estratégia.  

Quando falamos em relevância de um KPI, precisamos levar em conta os chamados “indicadores de vaidade”, aqueles que não vão acrescentar informações relevantes para o seu negócio, um bom exemplo são o número de curtidas e seguidores em redes sociais. O ideal é que essas informações indiquem resultados concretos de suas ações. 

Ao analisar os resultados apontados pelos KPIs, é necessário avaliar e melhorar a performance da empresa. Isso significa que, sua mensuração precisa te ajudar a fazer escolhas inteligentes para o seu negócio. 

Por fim, um bom KPI é aquele que pode ser mensurado esporadicamente (de acordo com a periodicidade definida pela empresa). Afinal, o objetivo é que o indicador ajude constantemente nos seus produtos, serviços e atendimento.

Principais KPIs financeiros que ajudam no crescimento do seu negócio:

Valor líquido gerado em um período de tempo, nem sempre ele é um valor positivo. Para mensurá-lo é necessário um controle de fluxo de caixa. 

A rentabilidade mede o tanto que os investimentos rendem para a sua empresa, ele indica o grau de sucesso de determinado investimento econômico, calculado a partir do percentual de remuneração do capital investido na atividade.

A lucratividade pode ser muitas vezes confundida com a rentabilidade, porém, os dois KPIs possuem propósitos diferentes. A lucratividade nada mais é do que o lucro da empresa. 

Esse indicador é um dos mais importantes para o seu negócio, de maneira simples, é a soma de todas as suas receitas e tem como objetivo entender o desempenho em vendas da sua empresa.

Saber o ticket médio da sua empresa é fundamental para definir estratégias de vendas. Ele é calculado pela média de cada compra feita pelos seus clientes. Quanto maior o valor do seu produto ou serviço; ou quanto mais seus clientes comprarem, maior o seu ticket médio.

Agora você já sabe para que servem e quais são os principais indicadores para o seu negócio, mas não se preocupe, esses e muitos outros indicadores que fazem o seu negócio crescer são medidos e monitorados pela nossa equipe. 
Entre em contato e descubra tudo que a terceirização financeira pode fazer por você e pelo seu negócio!

 

Manoel Victor Tomaz

CEO Marvee

CRA-SC nº 32426


Precisa de apoio no seu negócio?

Conte com a Terceirização Financeira, Contabilidade e Tecnologia da Marvee

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook

Mais posts

A Vitória da Gestão Financeira no Studio Tama

Tiago Tamanini, do Studio Tama, destaca a importância da gestão financeira eficiente, proporcionada pela Marvee, como um fator crucial para o sucesso de sua agência de arquitetura comercial. Com a equipe crescendo para cerca de 30 pessoas, a complexidade da gestão financeira se tornou um desafio, que foi superado com a parceria da Marvee

Leia mais »

A Transformação da Gestão na Renke Studio

Júnior Mendes, da Renke Studio, compartilha como a Marvee revolucionou a gestão de sua agência de marketing na área da saúde. Com uma equipe de quase 30 pessoas, a complexidade da gestão financeira e operacional era um desafio constante. A parceria com a Marvee trouxe liberdade e eficiência, permitindo que Júnior se concentrasse no crescimento da agência.

Leia mais »

Preencha seus dados e receba o material

[FORM] [M-P] [METAADS] [ISC[ [CONT] [PADRÃO] [PLANILHA FINANCEIRA]

Preencha seus dados e receba o material

[FORM] [M-P] [METAADS] [ISC[ [CONT] [PADRÃO] [PLANILHA FINANCEIRA]

Preencha seus dados e receba um contato de nossa equipe

Preencha seus dados e receba o material

Preencha seus dados e receba o material