Afinal, o que são KPIs e para que servem?
A sigla KPI vem do inglês Key Performance Indicator, ou seja, Indicador Chave de Performance. Na prática, ele serve para medir resultados e gerar insights no dia a dia da sua empresa. Existem diversos indicadores que podem servir de análise para o seu negócio, o importante é saber quais desses indicadores são importantes para a sua estratégia.
Como escolher um bom KPI para a sua empresa?
Primeiro, é necessário definir objetivos, ao analisar um KPI que não vai de acordo com eles, você vai analisar informações imprecisas. Para escolher um bom KPI você pode considerar alguns pontos:
- Disponibilidade para ser mensurado:
Tome cuidado para que a estratégia de mensuração do seu indicador esteja em andamento, caso contrário, não será possível fazer a mensuração de um KPI.
- Importância para a base de negócio:
Como já mencionado, o KPI precisa estar alinhado aos seus objetivos. Além disso, é preciso considerar e filtrar a importância de cada dado a ser mensurado, nem todos precisam ser considerados, tudo depende da sua estratégia.
- Relevância:
Quando falamos em relevância de um KPI, precisamos levar em conta os chamados “indicadores de vaidade”, aqueles que não vão acrescentar informações relevantes para o seu negócio, um bom exemplo são o número de curtidas e seguidores em redes sociais. O ideal é que essas informações indiquem resultados concretos de suas ações.
- Ajudar em escolhas inteligentes:
Ao analisar os resultados apontados pelos KPIs, é necessário avaliar e melhorar a performance da empresa. Isso significa que, sua mensuração precisa te ajudar a fazer escolhas inteligentes para o seu negócio.
- Ter periodicidade:
Por fim, um bom KPI é aquele que pode ser mensurado esporadicamente (de acordo com a periodicidade definida pela empresa). Afinal, o objetivo é que o indicador ajude constantemente nos seus produtos, serviços e atendimento.
Principais KPIs financeiros que ajudam no crescimento do seu negócio:
- Geração de Caixa:
Valor líquido gerado em um período de tempo, nem sempre ele é um valor positivo. Para mensurá-lo é necessário um controle de fluxo de caixa.
- Rentabilidade:
A rentabilidade mede o tanto que os investimentos rendem para a sua empresa, ele indica o grau de sucesso de determinado investimento econômico, calculado a partir do percentual de remuneração do capital investido na atividade.
- Lucratividade:
A lucratividade pode ser muitas vezes confundida com a rentabilidade, porém, os dois KPIs possuem propósitos diferentes. A lucratividade nada mais é do que o lucro da empresa.
- Faturamento:
Esse indicador é um dos mais importantes para o seu negócio, de maneira simples, é a soma de todas as suas receitas e tem como objetivo entender o desempenho em vendas da sua empresa.
- Ticket médio:
Saber o ticket médio da sua empresa é fundamental para definir estratégias de vendas. Ele é calculado pela média de cada compra feita pelos seus clientes. Quanto maior o valor do seu produto ou serviço; ou quanto mais seus clientes comprarem, maior o seu ticket médio.
Agora você já sabe para que servem e quais são os principais indicadores para o seu negócio, mas não se preocupe, esses e muitos outros indicadores que fazem o seu negócio crescer são medidos e monitorados pela nossa equipe.
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Manoel Victor Tomaz
CEO Marvee
CRA-SC nº 32426