Cuidamos do seu Financeiro com muita Tecnologia, confira!

Indicadores financeiros

Como saber se sua empresa está financeiramente saudável?

Para evitar problemas e manter a saúde financeira da empresa, é importante que o empreendedor fique atento a alguns indicadores que podem ajudá-lo a tomar decisões estratégicas, identificar, prevenir e solucionar problemas que podem causar possíveis prejuízos. Listamos os cinco principais indicadores financeiros que o empreendedor deve acompanhar:

Margem de contribuição: é a quantia que sobra da receita obtida da venda de um produto, serviço ou mercadoria após retirar o valor dos custos e despesas variáveis. Não é suficiente apenas olhar para a coluna de “receita” da planilha e dali subtrair os  gastos gerais para obter o lucro. A conta é um pouco mais complexa: é preciso gerar o IMC – Ìndice de Margem de Contribuição. E isso é feito encontrando o valor dos custos e despesas variáveis, como o que é gasto com fornecedores, matéria-prima, pessoal de produção, entre outros.

Resultado operacional: é o lucro obtido depois de deduzir a receita líquida de vendas, o custo de mercadoria vendida, despesas de pessoal, despesas administrativas, financeiras e outras despesas operacionais. É esse índice que vai realmente mostrar qual a real situação da empresa, pois representa apenas o lucro gerado pelas operações da empresa, desconsiderando juros e impostos. Um resultado operacional positivo significa que a operação está saudável, uma vez que ele representa o quanto de dinheiro entra na sua empresa por conta dessas operações.

Fluxo de caixa livre: é o saldo de caixa que está livre em um negócio, ou seja, o dinheiro livre depois de realizado todos os pagamentos obrigatórios para o funcionamento da empresa. É um indicador fundamental para saber se é possível investir em novos produtos ou serviços, pagamento de dividendos, se a empresa tem acionistas e até mesmo reduzir dívidas ativas.

Custo dos produtos vendidos: é um cálculo usado para mensurar as despesas diretamente associadas ao processo de produção e/ou distribuição do produto. Esse mostrador é fundamental para que a empresa possa fazer a precificação de um produto ou serviço, ou até mesmo para avaliar estratégias de venda, alteração de fornecedores e aperfeiçoamento das vendas. O cálculo é feito somando o valor do estoque inicial (EI) ao valor de compras (C) e ainda subtraindo o valor do estoque final (EF).

Endividamento: O endividamento financeiro em uma empresa significa a relação entre os ativos totais da organização e o somatório do valor das parcelas de compras ou de crédito a vencer. Esse cenário pode ser real caso haja a ocorrência de algumas situações, as mais comuns são: falta de planejamento – quando a empresa falha em analisar dados e parâmetros que deveriam estar disponíveis na DRE; falta de vendas – que vai afetar o capital de giro da empresa, causando um problema de prazo médio de recebimento maior que o prazo médio de pagamento; dependência de capital de terceiros – que pode ser um resultado das situações anteriores, o que leva a empresa a contrair dívidas para pagar outras dívidas. Apesar de a palavra “dívida” já trazer a ideia de algo negativo, ela pode ser “boa” quando é contraída de forma planejada e estruturada, com a finalidade de investir em ativos que vão servir para alavancar o crescimento ou faturamento da empresa, ou reduzir custos da mesma.

Mais do que ter em mãos os indicadores, é fundamental que o empreendedor conte com apoio profissional para a tomada de decisão, utilizando os dados em ações estratégicas no negócio. Só assim é possível manter a empresa financeiramente saudável, escolher o melhor caminho a seguir e também crescer apesar das adversidades que o mercado possa apresentar.

Manoel Victor Tomaz

CEO Marvee

CRA-SC nº 32426


Precisa de apoio no seu negócio?

Conte com a Terceirização Financeira, Contabilidade e Tecnologia da Marvee

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook

Mais posts

A Vitória da Gestão Financeira no Studio Tama

Tiago Tamanini, do Studio Tama, destaca a importância da gestão financeira eficiente, proporcionada pela Marvee, como um fator crucial para o sucesso de sua agência de arquitetura comercial. Com a equipe crescendo para cerca de 30 pessoas, a complexidade da gestão financeira se tornou um desafio, que foi superado com a parceria da Marvee

Leia mais »

A Transformação da Gestão na Renke Studio

Júnior Mendes, da Renke Studio, compartilha como a Marvee revolucionou a gestão de sua agência de marketing na área da saúde. Com uma equipe de quase 30 pessoas, a complexidade da gestão financeira e operacional era um desafio constante. A parceria com a Marvee trouxe liberdade e eficiência, permitindo que Júnior se concentrasse no crescimento da agência.

Leia mais »

Preencha seus dados e receba o material

[FORM] [M-P] [METAADS] [ISC[ [CONT] [PADRÃO] [PLANILHA FINANCEIRA]

Preencha seus dados e receba o material

[FORM] [M-P] [METAADS] [ISC[ [CONT] [PADRÃO] [PLANILHA FINANCEIRA]

Preencha seus dados e receba um contato de nossa equipe

Preencha seus dados e receba o material

Preencha seus dados e receba o material