Cuidamos do seu Financeiro com muita Tecnologia, confira!

Como inovar na gestão financeira

Passos para alavancar a gestão da sua empresa

A gestão financeira de uma empresa é parte imprescindível, senão a mais importante, no contexto empresarial. Sem uma boa organização das finanças é impossível que o empreendedor tenha sucesso a longo prazo. Planilhas manuais ainda são muito utilizadas por gestores para a administração de suas finanças, por ser uma opção em que é possível controlar e organizar informações, manter anotações de entradas e saídas de dinheiro, pagamentos e diversos outros dados. Porém, uma planilha hoje é uma ferramenta desatualizada frente a tantos outros métodos disponíveis no mercado para a análise financeira de uma empresa.

Para ser um bom CEO de uma empresa – ou qualquer cargo de gestão – são necessários vários outros quesitos além de simplesmente entender do que você está vendendo. É preciso ser criativo e inovador para saber lidar com altos e baixos do mercado – e isso envolve saber inovar na gestão financeira do seu negócio de acordo com o comércio. Ou seja, finanças não é mais só assunto de pessoas antiquadas e grandes calculadoras.

O Brasil tem mais de 17 milhões de empresas ativas atualmente e somente em maio 5,45 milhões de empresas apresentaram problemas com endividamento e inadimplência, segundo dados da Serasa Experian. O que pode ser considerado uma consequência da falta de inovação. Empresas consolidadas no mercado, que geralmente têm uma gestão administrativa mais conservadora em geral, se sentem seguras demais em sua zona de conforto e relutam para investir em mudanças no negócio. Grandes exemplos são as gigantes Nokia e Blackberry que acabaram engolidas pela Apple por se recusarem a atualizarem seus sistemas e gestão.

Para colocar em prática a inovação da gestão financeira é preciso sair da zona de conforto da administração de sua empresa e colocar à prova várias mudanças trazidas pelas transformações da atualidade, como tentar escapar de burocracias, por exemplo. Em muitos casos ela é necessária, mas em vários outros casos ela pode ser deixada de lado. Barreiras internas de hierarquia podem dificultar a comunicação interna e consequentemente atrasar processos financeiros.

Deixando de lado as barreiras hierárquicas, é possível incentivar a criatividade e o compartilhamento de ideias de seus colaboradores. Como o ditado já diz, duas cabeças pensam melhor do que uma. Imagina só várias cabeças? Aconselhamos a todo gestor ter a humildade de aceitar que nem sempre virão dele as melhores ideias para gestão, mas seus funcionários podem trazer ideias para revigorar a reunião semanal.

Dominar o conhecimento sobre sua empresa e descobrir seus pontos fortes e fracos ajuda a planejar o futuro e entender o presente – e até o passado. Uma boa dica é rever os processos internos, avaliando a efetividade de cada um deles e a consequente decisão de mantê-los em prática. O mapeamento de processos pode ajudar a entender o motivo de algumas questões serem problemáticas e apontar quais são os melhores caminhos para a solução desses fatores.

Por último, aconselhamos deixar nas mãos de uma empresa terceirizada de confiança a gestão do setor financeiro do seu negócio, especialmente se sua empresa for de pequeno porte. Quando o empresário contrata um serviço de terceirização deste setor, todas as suas atividades relacionadas às finanças serão responsabilidade de um time especializado. Os processos são ágeis e personalizados e a empresa economiza com a implementação de processos necessários para o desenvolvimento do trabalho.

E é preciso ter em mente que inovação é um processo constante, de muito estudo e aprendizado, estimulando a troca de ideias entre gestores e colaboradores, analisando o mercado e mantendo a mente aberta para visualizar quais inovações fazem sentido para agilizar processos de sua empresa.

Manoel Victor Tomaz

CEO Marvee

CRA-SC nº 32426


Precisa de apoio no seu negócio?

Conte com a Terceirização Financeira, Contabilidade e Tecnologia da Marvee

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook

Mais posts

A Vitória da Gestão Financeira no Studio Tama

Tiago Tamanini, do Studio Tama, destaca a importância da gestão financeira eficiente, proporcionada pela Marvee, como um fator crucial para o sucesso de sua agência de arquitetura comercial. Com a equipe crescendo para cerca de 30 pessoas, a complexidade da gestão financeira se tornou um desafio, que foi superado com a parceria da Marvee

Leia mais »

A Transformação da Gestão na Renke Studio

Júnior Mendes, da Renke Studio, compartilha como a Marvee revolucionou a gestão de sua agência de marketing na área da saúde. Com uma equipe de quase 30 pessoas, a complexidade da gestão financeira e operacional era um desafio constante. A parceria com a Marvee trouxe liberdade e eficiência, permitindo que Júnior se concentrasse no crescimento da agência.

Leia mais »

Preencha seus dados e receba o material

[FORM] [M-P] [METAADS] [ISC[ [CONT] [PADRÃO] [PLANILHA FINANCEIRA]

Preencha seus dados e receba o material

[FORM] [M-P] [METAADS] [ISC[ [CONT] [PADRÃO] [PLANILHA FINANCEIRA]

Preencha seus dados e receba um contato de nossa equipe

Preencha seus dados e receba o material

Preencha seus dados e receba o material