Você sabe quais são os principais problemas que donos de agência sofrem no financeiro ?
Agências de marketing são contratadas para planejar a comunicação e estratégias das marcas que a contratam, porém, é comum que o planejamento financeiro não seja tratado com a mesma atenção.
Desenvolver uma estratégia financeira para a sua agência é essencial para garantir uma boa relação com os clientes e crescimento exponencial. Esse mercado, geralmente, é o último a ser contratado e o primeiro a ser cortado, por isso, é muito importante manter a saúde financeira da sua agência em dia.
Tipos de remuneração de agências:
Existem diversos modelos de remuneração aplicados em agências, segundo o Decreto 57.690/66, que regulamenta a profissão de Publicitário e Agenciador de Propaganda. São elas:
- Comissão Padrão
- Fee mensal
- Por produção
- Remuneração por resultados
- Contrato de participação
Cada forma de remuneração possui suas diferenças e isto afeta diretamente nas estratégias financeiras. Sendo assim, é necessário realizar um mapeamento desses valores e como eles virão, assim é possível obter uma melhor previsão, melhorando o contexto para o planejamento.
Problemas financeiros que as agências podem sofrer:
- Inadimplência dos clientes:
Assim como em todos os setores, a inadimplência pode atrapalhar a gestão financeira em agências de marketing também. Infelizmente, esse é um problema que todos estão sujeitos a passar. Por isso, ter um financeiro bem organizado e seguir boas práticas é essencial.
- Contratos que não são bem alinhados:
Ter um contrato bem feito e assinado pelo cliente é uma das principais armas da sua agência, é ele que vai garantir que o compromisso firmado se faça valer. É essencial que nele conste todas as regras e acertos para o desenvolvimento da parceria, tanto por parte da agência, quanto do cliente.
- Não alinhar expectativas sobre o serviço:
Outro problema que a agência pode enfrentar é o ruído na prestação de serviços, alinhe da forma mais perfeita possível quais serviços serão oferecidos. Um cliente descontente com serviços ou resultados fica propenso à inadimplência e isso pode ser evitado com expectativas mais alinhadas.
- Não oferecer diferentes formas de pagamento:
Ofereça a melhor opção de pagamento para seus clientes. Alguns podem preferir o pagamento por depósito, transferência, outros boletos ou link para pagamento de forma digital. Se possível, disponibilize todos os formatos.
- Deixar ou esquecer de cobrar:
Em alguns casos, a inadimplência pode vir da falta ou esquecimento de cobrança da agência. É essencial se organizar e montar um cronograma de cobrança e realize essa etapa de maneira periódica, com cuidado para não aborrecer os clientes, uma cobrança de maneira inadequada pode acabar com uma boa relação.
Que tal fazer um planejamento financeiro para a sua agência de marketing e acompanhar os números por meio de um dashboard de gestão prático, preciso e alinhado com a realidade e pretensões da empresa? Para ter acesso a esse serviço, entre em contato com a nossa equipe e vamos mudar a sua rotina financeira!
Manoel Victor Tomaz
CEO Marvee
CRA-SC nº 32426