Finanças e contabilidade para seu escritório de Arquitetura, como lidar com estas questões.
Contabilidade e finanças na maioria das vezes não recebem a mesma atenção entre os arquitetos. Apesar de serem complementares, são duas atividades distintas e que são fundamentais para o sucesso do seu escritório.
Gestores dos departamentos financeiros utilizam conceitos básicos de contabilidade e finanças diariamente, mas essa clareza das principais diferenças e dia a dia de cada função é determinante para aprimorar a gestão do seu escritório de arquitetura. Aprender as definições e diferenças entre contabilidade e finanças e como podem agregar no seu negócios, é extremamente fundamental.
A contabilidade tem um aspecto mais analítico e voltado para o passado, como por exemplo, o que foi gasto, o que foi investido, os impostos e débitos. Já a área das finanças é mais objetiva, conectada ao presente e futuro da vida financeira da organização.
Vamos entender melhor cada área e validar o benefício da Marvee na sua empresa. Bora lá?
- Finanças:
Tem como foco a disponibilidade da empresa, tendo como responsabilidade, juntamente com a direção e a presidência, pensar estrategicamente o todo, alertando para potenciais problemas, definindo os cortes de verbas ou disponibilidades para investimento.
Para apresentar os dados corretos e de uma maneira mais específica, é necessário que o gestor mantenha o máximo e total controle do fluxo de caixa. O gestor financeiro lida diariamente com dinheiro da empresa e o acompanhamento é fundamental para que tome as decisões mais assertivas, pois, perder esse controle pode ser fatal.
- Contabilidade:
A área de contabilidade tem como foco examinar os dados passados para que estes sejam capazes de sustentar as projeções para o futuro. Uma das tarefas do contador é acompanha as transações do seu escritório durante boa parte da sua trajetória, para assessorar na tomada de decisões na hora de investir nos próximos passos da empresa.
Além disso, a contabilidade é responsável pelo cumprimento das obrigações fiscais, do registo formal de valores, contratação e dispensa de pessoal, custos operacionais e entre outras responsabilidades. Ou seja, a contabilidade e finanças andam juntas, sendo um instrumento indispensável para a outra.
Descuidar da gestão financeira ou da contabilidade é colocar o futuro do seu escritório de arquitetura em risco, mesmo quando o faturamento está alto, isso porque, será difícil analisar se o desempenho financeiro atual da empresa é favorável ou se deve mudar algo para aumentar os lucros. O contador, por sua vez, é indispensável para manter o controle sobre seus números e obrigações financeiras.
Finanças é a saúde de uma empresa, setor em que se trabalha para garantir que as contas fiquem em ordem e fechem no positivo. Além disso, a área acompanha constantemente as entradas e saídas, baseado nos números da empresa, respalda a tomada de decisão dos diretores. O contador é o braço direito do gestor e possui todas as informações para trabalhar junto com o empresário (arquiteto), apresentando os índices e demonstrativos de resultados que irão apontar para lucros ou prejuízos, dessa forma, influencia diretamente toda a tomada de decisão.
Então, a partir dos dados vindos da contabilidade e do software de gestão financeira, você, arquiteto, poderá visualizar a situação como um todo. Os resultados não deixam dúvidas, portanto, de que as empresas onde a contabilidade e finanças trabalham integradas possuem melhor base para tomar as melhores decisões e aumentar seus lucros.
Mas como fazer isso de forma eficiente?
Não importa o tamanho do seu escritório de arquitetura, toda empresa possui seus procedimentos que devem ser executados diariamente e com total controle. Uma dessas atividades é, justamente, a gestão financeira, entretanto, ainda há muita dificuldade de mantê-la em ordem. Nesse caso, se existir a integração entre contabilidade e finanças com uma simples implantação de um sistema de gestão empresarial já elimina boa parte dos erros e do retrabalho. Um ERP também melhora outros setores, inclusive o contábil.
Um arquiteto possui inúmeras demandas no dia a dia e muitas vezes não tem tempo hábil e nem conhecimento para realizar as demandas financeiras na sua empresa, não é mesmo? Nesse caso, a solução é contratar uma terceirização financeira para cuidar de tudo para você. Aqui na Marvee contabilidade e finanças não só andam lado a lado, mas se comunicam e geram resultados ainda mais precisos.
Contamos também com nosso sistema próprio, o Dashboard, entregando um controle extremamente organizado e ativo para consultar todas as informações presentes e futuras do seu escritório. Ele é totalmente desenvolvido e operacionalizado pela nossa equipe, o que permite mais praticidade e agilidade no processo.
Alavancar seus horizontes nunca foi tão fácil, entre em contato com a nossa equipe!
Manoel Victor Tomaz
CEO Marvee
CRA-SC nº 32426