Cuidamos do seu Financeiro com muita Tecnologia, confira!

Como calcular o Churn Rate e o LTV?

Primeiramente, é preciso entender os conceitos de Churn Rate e LTV. Churn Rate Já o LTV (“lifetime value”), traduzido é o “valor de tempo de vida”, que nada mais é que uma estimativa da receita média que o cliente vai trazer para a sua empresa.

Agora que sabemos o conceito de cada um, vamos entender como calcular o Churn e o LTV, aprofundando um pouco mais sobre esses dois termos e como isso reflete na sua empresa.

O cálculo para descobrir o “Churn rate” da sua empresa é muito simples, primeiro defina o período de tempo a ser analisado. Depois, faça a divisão do número de clientes que interromperam o serviço no fim do período pelo número de clientes no início desse período. Por último, multiplique por 100 para obter o número em porcentagem. A meta de qualquer empresa é manter o Churn rate o mais baixo possível. Para isso:

O objetivo desse profissional é se antecipar dos problemas e atuar como consultor para os clientes, garantindo a melhor experiência possível.

Uma empresa customer centric está sempre focada no que é melhor para o cliente. Isso não significa fazer tudo o que ele quer, mas, sim, tudo o que é necessário para lhe proporcionar a melhor experiência possível.

A melhor maneira de oferecer um bom serviço para o cliente é ouvir os clientes. Uma ótima maneira é investir em ferramentas que possibilitem a realização de pesquisas de satisfação.

Resolução rápida de problemas é um dos primeiros pontos a serem considerados pelos clientes. Investir em tecnologias que facilitem a análise de dados, tornando a tomada de decisão ágil.

Para o cálculo do LTV, é preciso saber anteriormente o valor médio de compra (ticket médio) e em seguida multiplicar pelo número médio de compra, o resultado deve ser multiplicado pela média de anos de relacionamento com seus clientes. Confira o exemplo, se o ticket médio é de R$ 200, cada cliente compra 10 vezes por ano e os contratos duram em média 5 anos, o LTV é de R$10 mil.

Em alguns modelos de negócios, como lojas de varejo, especialmente as físicas, a falta de um sistema cadastral dificulta a hora de validar os produtos recebidos e vendidos, o que impossibilita os cálculos. Por conta disso, é fundamental pensar em estratégias de aquisição desses dados e informações. 

Esse é o momento em que o cliente tem o primeiro contato com a empresa assim que se torna cliente e é nessa hora que ele vai se familiarizar com seus produtos e serviços. É importante tornar esse momento rápido e direto, uma ótima maneira é utilizar vídeos e tutoriais.

Essa é uma das maneiras mais inteligentes de melhorar o seu LTV, para isso, uma forma simples, é oferecer produtos complementares e relevantes àqueles que ele está prestes a comprar.

Para garantir que o seu cliente lembre de você, existem algumas práticas padrão em torno da construção de relacionamentos, você pode fazer Check-ins regulares; Realização de eventos e feiras locais; Implementar o feedback do cliente; Envio de recompensas e presentes para aumentar a fidelidade dos clientes e compras repetidas.

Com a Marvee todos os dados da sua empresa estão na palma da sua mão. O nosso Dashboard te permite analisar e tomar as melhores decisões para o seu negócio. Entre em contato e marque uma conversa com nossos analistas.

Manoel Victor Tomaz

CEO Marvee

CRA-SC nº 32426


Precisa de apoio no seu negócio?

Conte com a Terceirização Financeira, Contabilidade e Tecnologia da Marvee

Compartilhe

WhatsApp
LinkedIn
Facebook

Mais posts

A Vitória da Gestão Financeira no Studio Tama

Tiago Tamanini, do Studio Tama, destaca a importância da gestão financeira eficiente, proporcionada pela Marvee, como um fator crucial para o sucesso de sua agência de arquitetura comercial. Com a equipe crescendo para cerca de 30 pessoas, a complexidade da gestão financeira se tornou um desafio, que foi superado com a parceria da Marvee

Leia mais »

A Transformação da Gestão na Renke Studio

Júnior Mendes, da Renke Studio, compartilha como a Marvee revolucionou a gestão de sua agência de marketing na área da saúde. Com uma equipe de quase 30 pessoas, a complexidade da gestão financeira e operacional era um desafio constante. A parceria com a Marvee trouxe liberdade e eficiência, permitindo que Júnior se concentrasse no crescimento da agência.

Leia mais »

Preencha seus dados e receba o material

[FORM] [M-P] [METAADS] [ISC[ [CONT] [PADRÃO] [PLANILHA FINANCEIRA]

Preencha seus dados e receba o material

[FORM] [M-P] [METAADS] [ISC[ [CONT] [PADRÃO] [PLANILHA FINANCEIRA]

Preencha seus dados e receba um contato de nossa equipe

Preencha seus dados e receba o material

Preencha seus dados e receba o material